Processo Eletrônico de Autos de Infração e Notificações de Débito

Secretaria de Trabalho
INFORMAÇÕES E DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O PAGAMENTO DE MULTAS

SEÇÃO COM LINKS EXTERNOS

Atenção: Os diplomas normativos aqui apresentados constituem a regulamentação mais imediata referente ao processo administrativo de imposição de multas administrativas trabalhistas e notificação de débito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS) e da Contribuição Social, mas não esgotam a matéria. Para consultar outros diplomas, como Normas Regulamentadoras, Precedentes Administrativos, dentre outros, acesse o site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

  • Consolidação das Leis do Trabalho: Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
  • Lei 8.036/1990: Dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e dá outras providências.
  • Lei 9.784/1999: Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
  • Lei Complementar 110/2001: Institui contribuições sociais, autoriza créditos de complementos de atualização monetária em contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS e dá outras providências.
  • Regulamento da Inspeção do Trabalho: Aprova o Regulamento da Inspeção do Trabalho.
  • Decreto 9.094/2017: Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário.
  • Instrução Normativa (IN) 02/2021: Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela Auditoria-Fiscal do Trabalho nas situações elencadas.
  • Portaria MTP 667/2021 (compilada): Dispõe sobre a organização e a tramitação dos processos administrativos de auto de infração e de notificação de débito do FGTS e da Contribuição Social, sobre o Sistema Eletrônico de Processo Administrativo Trabalhista e a imposição de multas administrativas previstas na legislação trabalhista, sobre a missão da Certidão de Débitos Trabalhistas, dentre outros.